Fita Filete: O que é? E Como utilizá-la?

Somos um Coworking para Artistas de Customização e Pinturas Especiais

Fita Filete: O que é? E Como utilizá-la?

18 de Maio de 2018 Sem categoria 0
divulgacao-site-custom-lab

Fita Filete: Aprendendo a utilizá-la.

Artistas dos mais variados segmentos utilizam a fita filete em seus trabalhos. A fita filete é ideal para aplicação nos trabalhos de filetamentos retos e curvos, desenhos, isolamento e mascaramento pontual. Pode ser usada nos mais diversos trabalhos de pintura automotiva, motos, aerografia, capacetes, aeromodelismo, artesanato, decoração e muitos outros.

Algumas pessoas costumam se referir ao material como fita filamentosa ou fita para fileteado, o que não errado, apenas uma forma diferente. Em inglês fine line tape é o nome mais utilizado para a fita filete. É possível encontrar no mercado quatro tipos de fitas disponíveis para venda, cada uma com características distintas para que sejam utilizadas . Os modelos mais comuns da fita filete são:

Exemplos:

artistas-trabalhando-em-projeto-custom-lab

  • Fita Filete PP Biorientado Tratado (BOPP) – Tipo Tartan

Esta é a fita filete mais recomendada para trabalhos minuciosos, com curvas e ângulos acentuados. De baixa espessura e cor marrom, seu dorso é composto de filme de polipropileno, que proporciona uma leve flexibilidade e baixa espessura. Possui resistência moderada a solventes e deve ser usada apenas para trabalhos em temperatura ambiente.

Devido a sua espessura, é capaz de produzir uma linha excelente linha de pintura, com ótimo nivelamento entre as camadas, conforme a aplicação da tinta.

 

carro-customizado-custom-lab

  • Fita Filete Automotiva Azul – Polipropileno

Também indicada para trabalhos de curvas, ângulos e faixas, este modelo boa flexibilidade e aderência ideal para desenvolvimento de delineamentos e marcações. O material é composto por polipropileno e resinas especiais, cujo permitem utilizar este modelo de fita filete estufas com temperaturas de até 100°C por 60 minutos.

  • Fita Filete Automotiva Verde – Crepado Saturado

Um pouco menos flexível que os demais compostos, seu dorso é composto por papel crepado saturado, com solução que o torna resistente e impermeável. Apresenta boa resistência aos solventes até 100°C por 60 minutos.

  • Fita Filete Crepe – Crepado Tratado

Este modelo de fita é mais utilizado para cobertura de áreas onde outros traços foram estabelecidos previamente. Devido dessa característica o uso deste modelo proporciona agilidade nos trabalhos de fechamento de áreas e posterior remoção da máscara. De cor branca, a resistência a solventes vai de baixa a modera e seu uso deve ser em temperatura ambiente.

Dentre os modelos acima citados de fitas, as medidas mais utilizadas são 2mm, 3mm, 4mm, 5mm e 6mm. O uso vai de acordo conforme cada projeto e desejo do artista que faz o emprego do material na criação da sua arte.

Informações Adicionais

Uma questão muito importante é o manuseamento e armazenamento do produto. Por se tratar de uma medida mínima, o rolo é muito delicado e requer alguns cuidados durante seu uso. A fita filete possui validade por período indeterminado e para melhor durabilidade e desempenho, é recomendado o armazenamento do produto em temperatura ambiente (20 a 25º C), em local seco, coberto e arejado, longe da exposição ao calor e à luz solar direta.

Se você deseja ingressar no segmento de pinturas especiais e realizar trabalhos de alto nível, certamente fará uso constante deste material no desenvolvimento dos seus projetos. Por ser um material de uso muito especifico em seu uso, não é simples encontrar a fita filete em qualquer estabelecimento. Você comprar online através da loja virtual da Turbo Tintas, com entrega para todo Brasil, acesse: http://shop.turbotintas.com/

Fique por dentro de nossas novidades sempre acessando nosso blog: www.customlab.com.br/blog-custom-lab

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *